quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Irmã Canossiana será agraciada com o título de cidadã imperatrizense




Como forma de reconhecimento aos serviços voluntários prestados a Imperatriz, o vereador Aurélio (PT) indicou o nome da irmã Sandra Maria Noleto para receber o título de cidadã imperatrizense, representando toda a Sociedade das Irmãs Canossianas em atuação no município.

Natural de Colinas, à época pertencente ao estado de Goiás, irmã Sandra, como é mais conhecida, é gestora da escola infantil Jardim Canossa, localizada no Parque Santa Lúcia. A escola atende mais de 200 crianças, de três a cinco anos de idade, em situação de risco social ou financeiro. 

Atuando em Imperatriz há 14 anos, as Irmãs Canossianas mantêm ainda o projeto “Espaço de Vida”, voltado para a orientação de mães gestantes e crianças em estado de desnutrição. As famílias atendidas pelo projeto não tem moradia própria e pertencem a famílias numerosas, vivendo em situação de pobreza.

A indicação foi aprovada por unanimidade de votos durante sessão realizada nesta quarta-feira (23). A solenidade de entrega de todos os títulos aprovados vai acontecer nas dependências da Câmara Municipal de Imperatriz, no mês de dezembro.

O vereador Aurélio, que há alguns anos participa de atividades promovidas no espaço Jardim Canossa, como capacitações e reuniões com jovens da região, defende que a atuação das irmãs merece o reconhecimento de toda a população, pois leva dignidade, educação e amor às pessoas que mais necessitam. 

“O título é pouco, mas necessário para mostrar que assim como as irmãs acolhe as nossas crianças, nós as acolhemos e agradecemos por toda a dedicação e carinho depositados. A tarefa desenvolvida por elas é muito árdua. De forma voluntária elas preenchem espaços que o governo tem deixado em estado de abandono”, explica o vereador, se referindo às famílias que não recebem apoio social por parte do município.


Sandra Maria Noleto Pargas - Irmã Sandra


Veio para Imperatriz por volta de 1974, aos 7 anos de idade. Trabalhou como doméstica entre os 11 e 12 anos de idade para auxiliar a família, e também ajudava a preparar a merenda de uma escola chamada São Francisco, que funcionava no prédio da igreja católica do bairro Vila Nova.

Aos 11 anos de idade, assumiu um grupo da catequese junto às irmãs Canossianas. Tempos depois, aos 16 anos, entrou na congregação das irmãs Canossianas, na comunidade de Imperatriz, onde cursou o ensino fundamental. Aos 20 anos, no ano de 1987, foi para Araras (SP), onde prestou os primeiros votos no convento. 

Cursou Pedagogia na Faculdade Ciências e Letras e pós-graduação em Ciências Sociais. Retornou a Imperatriz em 2007. Com vasta experiência na evangelização, Sandra já trabalhou em creche, semi-internato, e em Pastorais de bairros e diversos projetos sociais. 

Atualmente é Gestora Escolar da escola de educação infantil “Jardim Canossa”, mantida pelas irmãs Canossianas. Em funcionamento há mais de 30 anos em Imperatriz, a escola atende mais de 200 crianças de três a cinco anos de idade, em situação de risco social ou financeira.

Sandra Maria Noleto faz parte do projeto social “Espaço de Vida”, assossiado à Associação Jardim Canossa, que trabalha com mães gestantes e crianças, auxiliando no controle da desnutrição e desidratação.


Mariana Castro
Ascom



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis