Vereadores cobram medidas mais drásticas
em relação ao caso Viação Branca do Leste (VBL)
Na última terça-feira (26), os
vereadores Aurélio (PT), Carlos Hermes (PCdoB), Marco Aurélio (PCdoB), Rildo
Amaral (PDT) e Richard (DEM) se reuniram com o Promotor do Consumidor, Sandro
Bíscaro, a fim de discutir os próximos passos em relação às problemáticas do
transporte público de Imperatriz ocasionadas pela empresa Viação Branca do
Leste (VBL).
Segundo o promotor, é preocupante a
omissão por parte do município diante das irregularidades cometidas pela VBL. “Temos
aqui, cópias de inúmeros ofícios enviados à empresa, mas isso não basta, apenas
demonstra que a prefeitura tem conhecimento, mas não faz nada. A prefeitura
envia ofícios, mas não cobra as melhorias, deixando de exercer o seu poder e o
seu dever”.
A empresa, que é detentora de 70% da
concessão do transporte público de Imperatriz, recebeu da Prefeitura Municipal,
um prazo adicional de 10 dias para que seus diretores apresentem defesa em
relação ao não cumprimento de itens anteriormente solicitados, tais como, o
aumento da frota de ônibus, cumprimento dos horários e itinerários e melhoria
das condições físicas dos veículos. O prazo encerra nesta quarta-feira (27).
Entre os vereadores presentes, era
unânime a insatisfação em relação ao trato do município com a causa. Como
representantes da população, questionavam a promotoria em relação a uma
resposta satisfatória à comunidade, que aguarda o fim de prazos concedidos à
empresa. “Estamos aqui para fazer valer a vontade da população e mostrar que
não devemos ficar nas mãos dessa empresa”, explicou o vereador Rildo Amaral.
O vereador Carlos Hermes destacou que
medidas mais drásticas devem ser tomadas. “Devemos intensificar a fiscalização
e o recolhimento de ônibus irregulares, além de encontrar uma solução que dê
fim à concessão de tantos prazos à empresa”. Acrescentando, Aurélio alertou que
as manifestações populares devem continuar. “Vamos continuar apoiando as
manifestações do movimento (#ForaVBL) e da população em geral, que com certeza
seguirão firmes”.
Bíscaro adiantou que a promotoria vem
trabalhando para que a situação seja solucionada no menor tempo possível, e que,
algumas irregularidades cometidas pela empresa já podem permitir a ruptura do
contrato. “Irregularidades nos direitos trabalhistas e a frota insuficiente e
precária já dão espaço para a ruptura do contrato”, alertando que apesar disso,
cada passo deve ser dado com responsabilidade, para que não dê precedentes para novos
prazos e ocasione ainda mais problemas à população.
A Promotoria do Consumidor enviará aos
vereadores, cópias de documentos que possam permitir um trabalho mais eficaz de
ambas as partes. Uma nova reunião foi agendada para a próxima terça-feira (2),
onde após vistoria do contrato entre empresa e municípo, novas metas serão traçadas.
Mariana Castro - Assessoria
Mariana Castro - Assessoria
Isso aí amigo, a luta é grande, mas os frutos serão doces!
ResponderExcluirCeile