terça-feira, 26 de março de 2013

Vereadores se reúnem com Promotor do Consumidor


 

Vereadores cobram medidas mais drásticas em  relação ao caso Viação Branca do Leste (VBL)


Na última terça-feira (26), os vereadores Aurélio (PT), Carlos Hermes (PCdoB), Marco Aurélio (PCdoB), Rildo Amaral (PDT) e Richard (DEM) se reuniram com o Promotor do Consumidor, Sandro Bíscaro, a fim de discutir os próximos passos em relação às problemáticas do transporte público de Imperatriz ocasionadas pela empresa Viação Branca do Leste (VBL).
Segundo o promotor, é preocupante a omissão por parte do município diante das irregularidades cometidas pela VBL. “Temos aqui, cópias de inúmeros ofícios enviados à empresa, mas isso não basta, apenas demonstra que a prefeitura tem conhecimento, mas não faz nada. A prefeitura envia ofícios, mas não cobra as melhorias, deixando de exercer o seu poder e o seu dever”.
A empresa, que é detentora de 70% da concessão do transporte público de Imperatriz, recebeu da Prefeitura Municipal, um prazo adicional de 10 dias para que seus diretores apresentem defesa em relação ao não cumprimento de itens anteriormente solicitados, tais como, o aumento da frota de ônibus, cumprimento dos horários e itinerários e melhoria das condições físicas dos veículos. O prazo encerra nesta quarta-feira (27).
Entre os vereadores presentes, era unânime a insatisfação em relação ao trato do município com a causa. Como representantes da população, questionavam a promotoria em relação a uma resposta satisfatória à comunidade, que aguarda o fim de prazos concedidos à empresa. “Estamos aqui para fazer valer a vontade da população e mostrar que não devemos ficar nas mãos dessa empresa”, explicou o vereador Rildo Amaral.
O vereador Carlos Hermes destacou que medidas mais drásticas devem ser tomadas. “Devemos intensificar a fiscalização e o recolhimento de ônibus irregulares, além de encontrar uma solução que dê fim à concessão de tantos prazos à empresa”. Acrescentando, Aurélio alertou que as manifestações populares devem continuar. “Vamos continuar apoiando as manifestações do movimento (#ForaVBL) e da população em geral, que com certeza seguirão firmes”.
Bíscaro adiantou que a promotoria vem trabalhando para que a situação seja solucionada no menor tempo possível, e que, algumas irregularidades cometidas pela empresa já podem permitir a ruptura do contrato. “Irregularidades nos direitos trabalhistas e a frota insuficiente e precária já dão espaço para a ruptura do contrato”, alertando que apesar disso, cada passo deve ser dado com responsabilidade, para que não dê precedentes para novos prazos e ocasione ainda mais problemas à população.
A Promotoria do Consumidor enviará aos vereadores, cópias de documentos que possam permitir um trabalho mais eficaz de ambas as partes. Uma nova reunião foi agendada para a próxima terça-feira (2), onde após vistoria do contrato entre empresa e municípo, novas metas serão traçadas.


Mariana Castro - Assessoria

Um comentário:

AddThis