terça-feira, 9 de abril de 2013

Vereadores apoiam Ministério Público contra a PEC 37




Na manhã desta terça-feira (9), os promotores de justiça Joaquim Ribeiro e Nahyma Abas estiveram na Câmara Municipal de Imperatriz pedindo apoio dos legisladores e sociedade civil em ações de repúdio contra a Proposta de Emenda Constitucional da PEC 37, que restringe a investigação de crimes às Polícias Federal e Civil, retirando a legitimidade de investigação de órgãos como o Ministério Público, Controladoria Geral da União, Câmaras Municipais e outros.

PEC 37

De autoria do deputado federal maranhense Lourival Mendes (PTdoB-MA), delegado aposentado da Polícia Civil do Maranhão, a Proposta de Emenda à Constituição 37/2011 atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para investigações criminais e determina que o Ministério Público não tem como atribuição conduzir apurações sobre indícios de crime. 

Mobilização em Imperatriz

O Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho têm desempenhado um forte trabalho de mobilização da sociedade civil, movimentos e instituições contra a PEC 37. Em tribuna popular realizada na Câmara Municipal de Imperatriz, os promotores Joaquim Ribeiro e Nahyma Abas solicitaram dos legisladores uma moção de repúdio, que foi aprovada por unanimidade.

Segundo Joaquim Ribeiro, a PEC 37 deve ser repudiada por representar o maior retrocesso desde a Constituição de 1988, “Pedimos apoio na luta contra a PEC 37 por representar o maior retrocesso desde a Constituição de 1988. Não podemos tirar o poder de investigação de órgãos legitimados e respeitados como o Ministério Público, a Controladoria Geral da União e as próprias Câmaras Municipais através de suas CPIs”.

A indicação de uma moção de repúdio foi aprovada por unanimidades pelos vereadores presentes, que firmaram se engajar na luta juntos aos seus partidos. “Parabenizo o Ministério Público do Maranhão pela mobilização. É uma alegria para nós vermos o empenho do órgão em destruir essa imoralidade”, destacou o vereador Aurélio (PT).



Ato público

Os promotores convidaram todos os presentes para um manifesto que será realizado nesta terça-feira (9) com representantes do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho no auditório da Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest) para discutir sobre a não aprovação da Proposta de Emenda Constitucional da PEC 37, que restringe a investigação de crimes às polícias Federal e Civil.
Na ocasião, estarão presentes também representantes da Defensoria Pública, de instituições públicas, privadas, do Poder Judiciário e da sociedade civil que apóiam a não aprovação da PEC 37. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis