segunda-feira, 25 de março de 2013

Aurélio solicita Audiência Pública para discutir obras do PAC





O vereador Aurélio (PT) enviou indicação solicitando Audiência Pública na Câmara Municipal de Imperatriz para discutir o atraso nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Grande Cafeteira e Vila Fiquene. A indicação será discutida na sessão ordinária desta terça-feira (26) e também leva o nome dos vereadores Carlos Hermes (PCdoB) e Caetana Frazão (PSDB).
Imperatriz foi uma das cidades contempladas com os recursos do Governo Federal no ano de 2007, quando as obras tiveram início. Em 2010, foi assinado outro convênio entre Governo Federal e Estadual, conhecido como o PAC-2. Parte do projeto prevê a construção de casas populares e serviços de terraplanagem e asfaltamento de ruas e avenidas, compreendendo os pólos da região da Grande Cafeteira e Vila Fiquene. Três anos depois, as obras ainda não foram concluídas e estão em estado de abandono.
Considerado o maior projeto do Governo Federal, o PAC consiste na construção de 400 casas populares no conjunto habitacional “Recanto Universitário” e saneamento básico, ambos na Vila Fiquene e o projeto de pavimentação asfáltica da Vila Cafeteira, incluindo drenagem, rede de esgoto, meio fio, sarjeta e iluminação pública.
Segundo o cronograma, todas as obras do projeto deveriam ter sido entregues em dezembro de 2012, mas cerca de quatrocentas casas populares emperraram na fase de acabamento e estão em estado de deterioração e abandono. Na Vila Cafeteira, moradores reclamam do péssimo serviço prestado. Além do asfalto de má qualidade, as fossas residenciais estão entupidas, resultando no estouro de praticamente todas as bocas de lodo.
Para que sejam entregues, inúmeros serviços deverão ser refeitos, distanciando cada vez mais a população do sonho da casa própria. As casas do “Recanto Universitário”, antes mesmo de terem sido entregues, já apresentam rachaduras nas paredes, estão tomadas pelo mato, tiveram telhados arrancados, faltam portas e, principalmente, responsabilidade por parte do poder público municipal.
Diante dessa realidade, o vereador Aurélio destaca a importância de exigir explicações e soluções para reverter a situação daqueles que seriam beneficiados. “Precisamos urgentemente discutir o atraso nas obras e o descaso por parte da prefeitura. É dinheiro público que está sendo jogado fora enquanto a população mora em área de risco e espera pela casa própria”.
Durante a sessão de terça-feira (26) serão definidos os próximos passos para que seja possível a realização da Audiência, tais como data e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis