quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Audiência contra o câncer do mama cobra mais ação da prefeitura

Audiência discute ações de combate ao câncer de mama em Imperatriz


Como parte da campanha “Outubro Rosa”, aconteceu nesta quinta-feira (03), na Câmara Municipal de Imperatriz, audiência pública que discutiu ações de combate ao câncer de mama, bem como mobilizou a sociedade, alertando a importância da prevenção à doença e a necessidade de maiores investimentos em tratamentos ágeis e adequados aos pacientes.

Na composição da mesa, estiveram presentes os vereadores da Comissão de Saúde e Assistência Social, presidida pela vereadora Terezinha Soares (PSDB), representantes da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (AMPARE), da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretária da Mulher, Conceição Formiga, a médica oncologista Adriana Martins, médica mastologista Sara Serruya e o diretor do hospital São Rafael, José Carlos Fernandes.

Em comum durante todas as explanações por parte dos militantes no combate ao câncer de mama, ficou evidente a importância da prevenção na eficácia do tratamento, pois quanta antes detectada a doença, melhor será o tratamento.

A médica mastologista em atuação no Hospital São Rafael, Sara Serruya, destacou que mulheres e homens devem estar aos sinais do corpo, deixando de lado medos e preconceitos. “Podemos ter câncer de mama, mas nós não precisamos morrer de câncer de mama por medo ou preconceito”, alertou Serruya.

Diretor do Hospital São Rafael, José Carlos Fernandes destacou a necessidade do acompanhamento pessoal e profissional. “A prevenção ainda é o melhor remédio para o câncer de mama. Infelizmente, recebemos muitos pacientes com a doença em um estado avançado”.

Em contraponto, o vereador Aurélio (PT) lembrou que para que esse acompanhamento aconteça de forma eficaz, é necessário que a prevenção chegue a todas as mulheres. “Os postos de atenção básica deveriam oferecer auxílio na prevenção do câncer de mama. Gostaria que a prefeitura se envolvesse mais e efetivamente na causa, pois ouvimos muito discurso, mas vemos pouca ação”.

Lembrou ainda que alguns dados em relação ao tratamento de pacientes são obscuros, enquanto deveriam ser amplamente divulgados para alertar a população. “Quantas mulheres morrem de câncer de mama em Imperatriz? Quantas estão fazendo tratamento? Questionamos aqui porque esses dados não são divulgados pelo município”, reclamou o vereador Aurélio, que se comprometeu a se engajar na luta contra o câncer de mama e agendou visita à AMPARE.


Outubro Rosa

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com  dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama.
O movimento que dura o mês inteiro busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.
Iniciado na década de 90, nos Estados Unidos, vários Estados tinham ações isoladas de realizações de mamografia e de detecção do câncer de mama no mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis