quinta-feira, 16 de maio de 2013

Conselho Tutelar reforça luta contra a violência sexual infanto-juvenil em Imperatriz



Conselheiros fazem uso da tribuna popular na Câmara Municipal de Imperatriz





Na manhã desta quinta-feira (16), conselheiros tutelares farão uso da tribuna popular da Câmara Municipal de Imperatriz como parte das atividades propostas pela campanha “Combate e enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças”. 

A data foi escolhida por ser a última sessão ordinária de uma semana de mobilizações e campanhas a nível nacional que marcam o “18 de maio”, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças.

O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) esclarece que exploração sexual é o uso de uma criança ou adolescente para propósitos sexuais em troca de dinheiro ou favores, enquanto abuso sexual é um ato através do qual um adulto obriga ou convence uma criança ou adolescente a praticar ato sexual utilizando muitas vezes de violência física, ameaças, entre outras formas de persuasão.

Em Imperatriz, o Conselho Tutelar é dividido em área I e II, que se empenham para desenvolver atividades de combate e enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Durante os dias 13 a 17 de maio as atividades foram intensificadas, envolvendo escolas municipais com o auxílio dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS).

Por solicitação do vereador Aurélio (PT), a coordenadora do Conselho Tutelar da área II, Maria Florismar, fará uso da tribuna popular da Câmara Municipal esclarecendo as atividades que estão sendo desenvolvidas pelos Conselhos, além de alertar os vereadores para a necessidade de intensificar a luta no município. 

O final das atividades será marcado pela apresentação do coral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e pela premiação de crianças e adolescentes que participam do concurso de desenho que leva o mesmo tema da campanha: “Combate e enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças”. 

Origem do 18 de maio:

Em 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo foi assassinada violentamente. Seu corpo foi encontrado somente seis dias depois, desfigurado e com marcas de abuso sexual. Vinte e sete anos depois, a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.


DENÚNCIAS:

Para denunciar casos de violência sexual (abuso e exploração comercial) contra crianças e adolescentes, disque 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis