quarta-feira, 10 de abril de 2013

Professores da rede municipal aprovam greve por tempo indeterminado

Foto: Janaina Amorim

Em calorosa discussão na sede do Sindicato dos Trabalhores em Estabelecimentos de Educação de Imperatriz (Steei), servidores aprovam o início da greve municipal para a próxima segunda (15), dadas as propostas irrisórias de reajuste por parte da Prefeitura Municipal.

Os professores, que pedem o cumprimento da Lei Federal 11.738/2008, mais conhecida como Lei do Piso, que trata principalmente do reajuste salarial, vale ticket e regulamentação da carga horária, tiveram suas reivindicações negadas pelo município, que alegou não ter condições de cumprir os reajustes.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o percentual de aumento dos professores de ensino básico deverá ser de no mínimo 7,97%, cálculo que tem por base os aumentos no repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) nos anos de 2011 e 2012.

Em documento encaminhado ao Sindicato, o município ofereceu apenas 6% de reajuste, além do não cumprimento das demais reivindicações. Segundo os servidores, a proposta sequer está de acordo com a inflação nacional, que é de 6,6%. 

O vereador Aurélio (PT), que esteve presente na assembleia realizada pelos servidores, declara que a proposta não condiz com os gastos do munípio e demonstra a desvalorização dos professsores por parte do governo municipal. "Em projeto de lei enviado à Câmara, a prefeitura equipara o salário do diretor do Socorrão ao de secretários municipais, ajustando assim para R$12 mil. Se há dinheiro para tantos aumentos, porque não há dinheiro para regularizar a situação do professor, que está em lei? Isso é uma vergonha".

A partir da próxima segunda, "o expediente será no Sindicato, onde vamos lutar pelo cumprimento da Lei", declarou Wilas Moraes, presidente do Steei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis