terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Imperatriz inicia coleta de assinaturas por reforma política popular



Em evento realizado na sede da OAB, a Diocese de Imperatriz deu o pontapé inicial para a coleta de assinaturas que viabilizem o projeto de iniciativa popular por “Reforma Política Democrática e Eleições Limpas” no município. Estiveram presentes representantes da Ordem, CNBB, Defensoria e Promotoria Pública, Associação dos Magistrados Brasileiros, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, além de diversas entidades da sociedade civil.
As entidades que encabeçam a campanha por eleições limpas no Brasil são as mesmas que mobilizaram a população para a aprovação da Lei da Ficha Limpa, conquista histórica para o país, que em seu primeiro ano em vigor retirou mais de 900 candidatos fichas-suja da disputa eleitoral.
Diretor das promotorias de Imperatriz, Joaquim Ribeiro Junior criticou a influência do poder econômico durante as campanhas eleitorais, um dos pontos a ser combatido com o projeto de lei. “Quem tem dinheiro, ganha a eleição. Quem não tem dinheiro, por mais já tenha feito benfeitorias pelo município, perde a eleição. Queremos que os políticos estejam ali para nos representar, e não representar instituições financeiras A ou B”.
O município tem papel importante na conquista da Lei da Ficha Limpa, por isso um dos idealizadores do projeto e membro do MCCE, o juiz de Direito Márlon Reis conta com a mobilização da população nesta nova proposta. “Imperatriz está entre as cidades que mais coletou assinaturas para a Ficha Limpa, contamos novamente com o apoio da igreja, dos movimentos e da população em geral (...) queremos eleições baratas e ideológicas, onde as pessoas tenham lado e possam discutir suas ideias”.


Propostas – Considerando que uma grave distorção do processo democrático está no sistema eleitoral, o projeto tem como principais propostas a proibição do financiamento de empresas para as campanhas eleitorais, que causaria a redução da influência econômica no processo político, a realização de eleições proporcionais em dois turnos, dando ao eleitor maior transparência e decisão de escolha, além de maior liberdade de expressão dos cidadãos e da imprensa, que hoje são cerceados por leis retrógradas que impõem multas àqueles que emitem opiniões de natureza crítica.
Assinaturas – Como se trata de um projeto de iniciativa popular, será necessário coletar assinaturas de 1% (1,5 milhão) do eleitorado brasileiro para entrar na pauta do Legislativo. Para alcançar esse número, têm sido deflagradas campanhas de assinaturas em todo o país.
Fica claro que somente o envolvimento da população será capaz de modificar as estruturas do sistema eleitoral, como explica a promotora de justiça Nahyma Ribeiro. “Em nosso trabalho, nos deparamos diuturnamente com o sangramento dos cofres públicos por conta do financiamento de campanhas, mas essa realidade não mudará apenas com o nosso trabalho. Nós podemos fazer pouco ou quase nada diante do poder da mobilização dos cidadãos”.
        Pontos de coleta – Para colaborar com o projeto, basta se dirigir a um dos pontos de coleta de assinaturas. São eles: Secretaria Diocesana, Promotoria e Defensoria Pública, OAB e paróquias de Imperatriz.

Para maiores informações sobre as propostas, assinatura online e acesso ao formulário, acesse o site oficial da campanha: www.eleicoeslimpas.org.br


Mariana Castro – Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis