segunda-feira, 20 de maio de 2013

Falta transparência do governo municipal com relação aos gastos públicos





       Exige-se cada vez mais participação do cidadão em relação a fiscalizar e dar sua contribuição para uma cidade melhor, acompanhando as atividades dos poderes, sejam eles Executivo ou Legislativo, mas ao mesmo tempo, os poderes não cumprem o seu dever mínimo: dar visibilidade aos gastos públicos.
O dinheiro gasto todos os dias em órgãos municipais, até mesmo na compra de uma resma de papel, vem do seu – do nosso – bolso. É dever daqueles que foram eleitos para fazer o melhor gasto possível com os nossos impostos, publicar em todos os meios possíveis, como, quanto e de que forma os valores estão sendo gastos.
Segundo a Constituição Federal, em seu art. 70, é dever prestar contas, no que tange à gestão de recursos públicos, o que significa esclarecer à população se os valores estão sendo aplicados de forma correta e regular, sob a sua responsabilidade.

         De acordo com a Lei 5.194, em seu artigo 16, "enquanto durar a execução de obras, instalações e serviços de qualquer natureza, é obrigatória a colocação e manutenção de placas visíveis e legíveis ao público, contendo o nome do autor e co-autores do projeto, em todos os seus aspectos técnicos e artísticos, assim como os dos responsáveis pela execução dos trabalhos".


Vejamos um exemplo de irregularidade:






Na placa acima, afixada na Rua Floriano Peixoto, faltam informações básicas como: nome da empresa contratada, engenheiro responsável, procedimento licitatório utilizado no contrato, data prevista para início da obra, data de término e valor da obra.

Em nota publicada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, a conclusão da obra seria em abril, portanto, em atraso há quase um mês.





É preciso esclarecer e debater sobre os valores das obras do município, assim como sobre a falta de transparência da atual gestão. Prazos e valores são alterados no decorrer de obras como essa, sem que a população tenha conhecimento, mas faltam recursos para salários melhores aos professores e servidores da saúde.


Mariana Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis