quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vereador Aurélio apóia paralisação de professores municipais





Aconteceu durante os dias 25 e 26 de fevereiro a paralisação de advertência dos professores municipais. Os vereadores Aurélio (PT), Carlos Hermes (PCdoB), Marco Aurélio (PCdoB) e Rildo Amaral (PDT) foram os únicos legisladores a se fazerem presentes, em apoio à classe dos professores, que, no dia 24 fez caminhada da sede do Sindicato até a Secretaria de Educação (SEMED), com pausa na Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores.
        
A principal reivindicação dos professores, por intermédio do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (Steei) é o cumprimento da Lei Federal 11738/2008, mais conhecida como “Lei do Piso”, que dispõe sobre o piso salarial nacional dos professores e jornada de trabalho.


Lei Federal 11738/2008

                


Segundo a Lei do Piso, em seu artigo 4º, a jornada de trabalho do professor deve ter como limite máximo 2/3 de carga horária para o desempenho em sala aula, interagindo com os alunos, já que no 1/3 restante ele deve estar apto a preparar aulas e desenvolver pesquisas.
               
No entanto, em Imperatriz a lei não tem sido cumprida, e inclusive, devido à falta de professores no município, os que estão locados em escolas, atualmente, são obrigados a assumir dupla carga horária e não têm o piso salarial determinado pela mesma lei.


Discussão na Câmara
                
Na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na última terça-feira, 26, os professores lotaram a galeria do Plenário Léo Franklin, solicitando apoio dos vereadores à classe e reivindicando suas pautas.

Alguns vereadores que compõe a bancada da situação, como o vereador José Carlos (PSDB), defenderam que o município têm feito tudo o que pode, e certamente, logo colocará em prática a lei do piso, denunciando que a paralisação dos professores é meramente política e irresponsável.

O vereador Aurélio (PT), no uso da tribuna, denunciou a tentativa de desmoralizar o sindicato que paralisou de forma legítima, já que a lei é de 2008 e desde 2011 o sindicato tenta diálogo e aguarda o cumprindo por parte do Executivo.

“Quando o prefeito colocou o seu nome à disposição, foi com a promessa de oferecer qualidade de vida à população. Da mesma forma, coloquei meu nome a vereador para cobrar que isso seja concretizado, e é isso o que vou fazer. Cobramos o cumprimento da Lei do Piso!”, declarou o vereador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis